PDA

View Full Version : Porto - Académica

Marco A.
28-11-2008, 16:07
http://img246.imageshack.us/img246/3113/portoacadmicadt1.jpg (http://imageshack.us)

Marco A.
30-11-2008, 14:04
Sem Pedro Emanuel mas com Fucile e Lucho

O capitão do FC Porto, Pedro Emanuel, não recuperou de uma mialgia e ficou, por isso, fora da lista de convo9cados para o encontro da 10.ª jornada da Liga com a Académica, amanhã. Por outro lado, Jesualdo Ferreira recuperou Fucile e Mariano e conta ainda com o regresso de Lucho.

O central português voltou a cumprir tratamento no treino desta manhã, no Estádio do Dragão, e não está disponível para a recepção aos «estudantes» devido a uma mialgia de esforço. Fucile e Mariano, que trabalharam condicionados durante a semana, recuperaram das respectivas lesões e são opção para o técnico portista.

Em relação ao grupo de jogadores que viajou à Turquia para defrontar o Fenerbahçe para a Liga dos Campeões, entraram Lucho (cumpriu um jogo de castigo) e Sapunaru, ao passo que Pedro Emanuel, Pelé e Tarik ficaram de fora.

O FC Porto recebe, amanhã, a Académica, encontro marcado para as 18.15 horas no Estádio do Dragão.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Nuno.

Defesas: Bruno Alves, Fucile, Lino, Rolando, Stepanov e Sapunaru.

Médios: Guarin, Raul Meireles, Fernando, Mariano, Rodríguez, Tomás Costa e Lucho.

Avançados: Farías, Hulk e Lisandro.in abolaonline (http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=153618)

GdB
01-12-2008, 08:08
confiante num bom resultado e em mais uma aproximaçao ao 1º lugar mas nao acredito que seja facil.

GdB
01-12-2008, 22:55
lentamente continuamos na nossa luta... e tal como previ nao foi facil levar de vencida esta academica...

Marco A.
02-12-2008, 08:42
Primeiro tempo de muito mau futebol no Dragão, um Porto lento e sem soluções deparou-se com uma Académica bem organizada no meio campo.

Os dragões chegariam à vantagem por Cristian Rodriguez (o seu primeiro golo pelo Porto) sem nada terem feito para o merecer, pouco depois a Académica empataria da mesma forma, e assim se chegava ao intervalo num encontro que até então apesar dos golos estava frio como o tempo.

O segundo tempo seria diferente, cedo o Porto demonstrou que voltava dos balneários com outra disposição, mais rápido e mais agressivo com vontade regressar rapidamente à liderança no marcador, e conseguiu-o através de um belo lance de Hulk (em clara ascenção nos últimos jogos) bem finalizado por Raul Meireles, o golo acento-ou o dominio da partida, e tudo ficaria mais fácil com a expulsão inequivoca de Sougou (entrada arrepiante a pés juntos, cheguei a temer o pior para Fernando quando vi as repetições, felizmente o que se tinha deslocado pela meia foi apenas a caneleira).

Perto do fim Lucho teve uma oportunidade de ouro para acabar definitivamente com o desafio mas falhou a grande penalidade que esteve incubido de marcar, o que cansou alguma ansiedade nos portistas até ao apito final, mas a Académica com 10 também não conseguiu criar perigo junto da baliza de Helton.

Positivo e negativo do encontro, bom segundo dos dragões que ai fizeram por merecer os 3 pontos, mau a primaira parte da equipa de Jesualdo que revelou enorme apatia.

Individualmente, Hulk, está em crescendo e ontem foi decisivo com a sua arrancada no lance do segundo golo, é sempre muito difícil de parar quando decide dar aqueles esticões, do polo oposto Lucho voltou a realizar uma partida onde demonstrou grande défice fisico, o "el comandante" está a atravessar uma temporada complicada.

dioprt
02-12-2008, 13:15
Esteve bem longe de ser um jogo brilhante, mas penso que o resultado assenta bem na exibição.

Espero que este regresso de uma certa falta de atitude esteja relacionado com algum cansaço pelo jogo na Turquia. Se queremos ganhar em Setúbal teremos de fazer muito mais.

Fala-se muito das agressões, que geralmente dão muitos jogos de castigo, mas aquilo que vi ontem, e que deu direito a cartão vermelho é bem pior. Acho que qualquer jogador deve preferir uma cotovelada ou uma chapada a uma entrada daquelas que pode acabar com uma carreira. Espero quer o castigo seja condizente com a gravidade do lance.

Mais positivo: os três da frente, Rodriguez-Lisandro-Hulk (pela entrega)

Mais negativo: os três do meio-campo, Fernando-Meireles-Lucho (pela apatia)

Marco A.
02-12-2008, 19:23
Mais negativo: os três do meio-campo, Fernando-Meireles-Lucho (pela apatia)
Não colocaria o Meireles e o Fernando com o rótulo de apáticos no jogo de ontem, o primeiro foi mesmo o grande pulmão do meio campo, compensando em parte do desaparecimento de Lucho, e o segundo pode não ser muito visível em campo, mas isso é próprios da missão que ele está incumbido de executar, que é o trabalho de sapa que muitas vezes passa despercebido mas que é vital para o equilíbrio da equipa.

dioprt
02-12-2008, 21:44
Não colocaria o Meireles e o Fernando com o rótulo de apáticos no jogo de ontem, o primeiro foi mesmo o grande pulmão do meio campo, compensando em parte do desaparecimento de Lucho, e o segundo pode não ser muito visível em campo, mas isso é próprios da missão que ele está incumbido de executar, que é o trabalho de sapa que muitas vezes passa despercebido mas que é vital para o equilíbrio da equipa.

Em relação ao Fernando, já o vi a fazer jogos bem melhores. Até é bem capaz de ser o menos responsável pela apatia, porque dos três médios é o que tem menos "obrigações" ofensivas. Mas no Porto o trinco tem grande peso nas transições, e ontem não esteve bem nestas fase do jogo. Certo que para a transição ser bem feita o portador da bola deve ter boas linhas de passe e na posição do Fernando elas passam pelos colegas do meio-campo e pelos laterais, que também não fizeram um bom jogo.

Quanto ao Meireles, se fores ver o tópico do Fenerbach, está lá a minha opinião, e mantenho-a. Esta um senhor, de facto. Mas quem quer ser Campeão, quem quer estar no topo como estão as grandes equipas (como nós temos estado), tem que ser constante. Tem que jogar da mesma forma contra o Milão ou o Carcavelinhos. A ambição, a abnegação, a tal atitude que tenho repetido, tem que estar SEMPRE presente.

Antes do jogo de ontem, o último jogo que fui ver ao Dragão foi com o Dinamo, e houve alturas em que pensei estar a ver o mesmo jogo. Como disse, espero (e penso que sim) que estes problemas no comportamento da equipa sejam consequência do jogo europeu (quase asiático) da CL.

Quanto ao resultado, a vitória não merece a miníma contestação. Além do golo a briosa não teve mais nenhum lance de perigo, e a verdade é que diminuímos a distancia para o primeiro para 6 pontos. Infelizmente entregamos muitos pontos estupidamente, e agora se queremos chegar ao nosso lugar não há segredos: é ganhar. E isso foi feito.

Marco A.
02-12-2008, 22:33
Em relação ao Fernando, já o vi a fazer jogos bem melhores. Até é bem capaz de ser o menos responsável pela apatia, porque dos três médios é o que tem menos "obrigações" ofensivas. Mas no Porto o trinco tem grande peso nas transições, e ontem não esteve bem nestas fase do jogo. Certo que para a transição ser bem feita o portador da bola deve ter boas linhas de passe e na posição do Fernando elas passam pelos colegas do meio-campo e pelos laterais, que também não fizeram um bom jogo.

Quanto ao Meireles, se fores ver o tópico do Fenerbach, está lá a minha opinião, e mantenho-a. Esta um senhor, de facto. Mas quem quer ser Campeão, quem quer estar no topo como estão as grandes equipas (como nós temos estado), tem que ser constante. Tem que jogar da mesma forma contra o Milão ou o Carcavelinhos. A ambição, a abnegação, a tal atitude que tenho repetido, tem que estar SEMPRE presente.
Já vi que tivemos uma visão algo diferente quanto à exibição destes dois jogadores, provavelmente motivada por seres adepto do Porto e consequentemente teres uma exigência maior quanto à prestação dos seus atletas, eu até concordo que já vi ambos realizarem melhores partidas, simplesmente não acho que nenhum deles tenha estado assim tão mal de forma a merecer reparo, e pareceu-me até que o Meireles fez um jogo não ao nível do que executou na Turquia mas ainda assim muito bom, e terá sido até na minha óptica um dos melhores do Porto em campo, aliás diria mesmo que se ele não estivesse estado bem o Porto simplesmente não teria conseguido apresentar futebol que se visse, uma vez que o seu meio campo ficaria demasiado comprometido já que Lucho atravessa novo período de apagamento físico, e embora a exibição geral dos dragões não tenha sido fantástica, pelo menos no segundo tempo já apresentaram um futebol mais próximo das suas possibilidades.

Antes do jogo de ontem, o último jogo que fui ver ao Dragão foi com o Dinamo, e houve alturas em que pensei estar a ver o mesmo jogo. Como disse, espero (e penso que sim) que estes problemas no comportamento da equipa sejam consequência do jogo europeu (quase asiático) da CL.
A ideia que eu tenho deste Porto actualmente e já o escrevi noutro tópico ainda à pouco tempo, é que esta equipa se encontra num período de evolução e ascensão, e que em principio a tendência deverá ser continuar a subir de rendimento, por isso também fiquei algo surpreendido com esta exibição, mas talvez tenha sido mesmo em parte fruto do jogo europeu, vamos a ver nas próximas partidas.

Kotta2
03-12-2008, 17:44
Nao foi um grd jogo, mas o importante era a vitória.